quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aulas de Inglês - “Fruits”

Os alunos do 2º ano do CEM Frei Silvano, nas aulas de Língua Inglesa ministradas pela “teacher” Fabiane Acordi Pereira, estudaram o vocabulário “Fruits”, realizando atividades, assistindo vídeos e treinando a pronúncia, e, para finalizar o estudo desse conteúdo, saborearam uma deliciosa “fruit salad”, contendo “apple”, “banana”, “orange” e “papaya”. Os alunos adoraram a surpresa!

Fruits - Frutas

apple - maçã
avocado   - abacate
cherry - cereja
banana - banana
coconut - côco
fig - figo
grape - uva
guava - goiaba
jackfruit  - jaca
kiwi fruit  - kiwi
lemon   - limão
mango   - manga
melon - melão
orange   - laranja
papaya - mamão
passion fruit - maracujá
peach   - pêssego
pineapple  - abacaxi
plum - ameixa
pear - pera
raspberry  - framboesa
strawberry   - morango
watermelon   - melancia
melon - melão























sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Grupo Ambiental Ação Verde - palestra com Corpo de Bombeiros

Nesta quinta-feira, o GA Ação Verde foi visitar o Corpo de Bombeiros Militar da cidade com o objetivo de conhecer o Quartel e também participar de uma conversa com os Bombeiros, na qual receberam dicas de segurança e prevenção de acidentes, bem como dicas de procedimentos em casos de acidentes mais comuns como machucados, queimaduras, cortes, etc.
O GA adorou. Agradecemos ao Corpo de Bombeiros Militar.














quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cores em Poesias

Atividade de arte turmas do 4º ano

A arte pode ser expressa e compreendida de diversas maneiras. A poesia é uma delas, seja através da escrita ou da declamação.
A fim de revisar o conteúdo cores com as turmas do 4º ano a professora de arte Mari Paula usou poesias, ela formou pequenos grupos de 2 ou 3 alunos e para cada grupo entregou uma poesia a qual falava sobre uma cor específica. As crianças deveriam ler a poesia, decorá-la e encontrar uma maneira de apresentar aos colegas em sala.
Os alunos se empolgaram e o resultado foi uma apresentação para as outras turmas da escola. As poesias utilizadas pela professora fazem parte do livro: “Cores em Cordel” de Maria Augusta de Medeiros e “Todos os poemas de Lalau e Laurabeatriz” da editora Companhia das Letras.

Com essa atividade os alunos conheceram uma nova maneira de expressarem a arte e revisaram o conteúdo cores.

Professora Mari Paula


Assista ao vídeo clicando no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=OVB_zmPCjwE&feature=youtu.be

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Poesia e Musicalização

Durante suas aulas o 3º ano matutino da Professora Keila estudou o poema Trem de Ferro, de Manoel Bandeira; então, nas aulas de Musicalização eles encenaram o mesmo poema e na segunda-feira, dia 09, apresentaram aos colegas da escola.


Assista ao vídeo da apresentação clicando no link abaixo.

Sessão Cívica - 7 de setembro

   A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, realizou em 7 de setembro uma sessão cívica para comemorar a Independência do Brasil .
   O evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, contou com a participação da Escola Básica Ruth Lebarbechon e das escolas da rede municipal de educação: Centro Educacional Municipal Frei Silvano, Escola Municipal Lindaura Eleutério Da Luz da Comunidade de Vista Alegre;  Escola Municipal Marcelino Ivo Dalla Costa, da comunidade de Três Pinheiros .   
  Nossa Escola participou com três apresentações e após realizou-se o sorteio da rifa, sendo que os premiados foram:
1º Agenor Cordeiro,
2º Raul Zanatta,
3º João Andrade.




Atividade de Musicalização - Aquarium

   Nas aulas de Musicalização os alunos puderam apreciar um movimento da peça O Carnaval dos Animais  (Le carnaval des animaux), uma das mais famosas obras do compositor francês Camille Saint-Saëns.
   Camille era um compositor bastante sério, desde pequeno se familiarizava com obras de grandes compositores. Possuía ainda vasto conhecimento em filosofia, literatura, ciência e até mesmo astronomia.
   A obra, apesar da aparente inocência e infantilidade representa uma mordaz crítica ao cenário musical de Paris do final do século XIX.No movimento denominado AQUÁRIO pode-se ouvir flauta, celesta, dois pianos e cordas. As flautas dão um sentido de ondas, os pianos um sentido de nadar, a celesta faz parecer gotas de água. 
   Vocês observaram alguma vez como é bonito um aquário de águas azuis, cheio de peixinhos vermelhos, que nadam abanando as suas barbatanas? Os alunos puderam observar isso através do vídeo mostrado ao som do movimento Aquárium. Após isso todos puderam construir seu próprio aquário com garrafinhas pet, peixes de e.v.a. e muito brilho. Em seguida fomos ao ar livre com os aquários cantar "A canoa virou" e  "Caranguejo não é peixe".



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Palestra para comunidade escolar

    Realizou-se nas de pendências da escola, no dia 03 de setembro, uma palestra para toda a comunidade escolar com o advogado Jair Pereira, de Fraiburgo, a fim de esclarecimento aos pais da relevância de sua participação na vida escolar e educação de seus filhos. 
   O palestrante abordou o tema QUAL A RESPONSABILIDADE QUE TENHO PARA COM MEU FILHO A LUZ DA LEGISLAÇÃO?
   De acordo com a Diretora Gissele a escola não possui problemas de evasão escolar, porém a palestra tornou-se necessária para fins de orientação acerca da função dos pais e dos professores na educação das crianças e adolescentes.
   A Secretária de Educação Juciana declarou que é de extrema importância a família participar e acompanhar a vida escolar dos filhos, que a função da escola é de ensinar, porém a educação e a responsabilidade dos filhos cabe aos pais.
    Jair mostrou as leis que regem o Estatuto da Criança e Adolescente, leis do Código Civil e da Constituição Federal e explicou aos pais as consequências cabíveis à uma família que não assume o compromisso junto ao seu filho, especialmente o de garantir o direito ao estudo. Também foram esclarecidas quais as medidas tomadas nos casos de omissão dos pais em relação a vida escolar dos filhos, ressaltando a necessidade do diálogo.
      Finalizando a diretora Gisseli agradeceu aos pais pela presença, ao palestrante pela sua contribuição e          chamou a frente os alunos Bianca de Moura Ramos e Gabriel Henrique Percisi juntamente com os seus pais e a Professora Carmem Guisleni da Fonseca para receberem da Escola uma placa de homenagem pelo Destaque na Feira Nacional de Matemática no mês de julho.




Participação na 14ª Feira Regional de Matemática

Na quinta-feria 29/09 nossa escola participou da 14ª Feira Regional de Matemática no Centro de Eventos São João Batista em Luzerna com 7 trabalhos. Confira algumas fotos.