segunda-feira, 20 de julho de 2015

Atividades interdisciplinares de Arte e Língua Inglesa

Durante o primeiro semestre, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares de Arte e Língua Inglesa, sob a coordenação das professoras Mari Paula Tonet Oldoni e Fabiane Acordi Pereira, respectivamente, nas turmas de 3º ano.
Os trabalhos realizados exploraram as seguintes temáticas: Colors e Shapes.
O vocabulário referente a estes temas foi estudado nas aulas de Língua Inglesa, nas quais os alunos treinaram a pronúncia e escrita das palavras em inglês, ouvindo músicas, assistindo vídeos e resolvendo atividades como caça-palavras e cruzadinhas.

Nas aulas de Arte, os alunos confeccionaram trabalhos referentes aos assuntos vistos em Língua Inglesa. O trabalho interdisciplinar enriquece a prática de sala de aula, por isso, as atividades realizadas foram muito proveitosas e especiais, mostraram bons resultados e motivaram o aprendizado dos alunos.


DELICIOUS ENGLISH CLASSES!!

FRUIT SALAD


Os alunos do 3º ano do CEM Frei Silvano, nas aulas de Língua Inglesa ministradas pela “teacher” Fabiane, estudaram o vocabulário “Fruits”, realizando atividades, assistindo vídeos e treinando a pronúncia, e, para finalizar o estudo desse conteúdo, saborearam uma deliciosa “fruit salad”, contendo “apple”, “banana”, pineapple, “orange” e “papaya”. Os alunos adoraram a “surprise”!

Fruits - Frutas

apple - maçã
avocado   - abacate
cherry - cereja
banana - banana
coconut - coco
fig - figo
grape - uva
guava - goiaba
jackfruit  - jaca
kiwi fruit  - kiwi
lemon   - limão
mango   - manga
melon - melão
orange   - laranja
papaya - mamão
passion fruit - maracujá
peach   - pêssego
pineapple  - abacaxi
plum - ameixa
pear - pera
raspberry  - framboesa
strawberry   - morango
watermelon   - melancia
melon - melão


MILK SHAKE

Após algumas aulas estudando o vocabulário “Foods”, os alunos dos 4º e 5º ano tiveram uma deliciosa surpresa: MILK SHAKE!! O milk shake é uma bebida que combina leite e sorvete batidos, daí o nome, milk (leite) e shake (batido). Pode, opcionalmente, ser adornado com calda de chocolate, morango ou caramelo. Hummm!!








MARSHMALLOW

Como parte do estudo sobre aspectos culturais dos Estados Unidos da América, todas as turmas do CEM Frei Silvano, nas aulas de Língua Inglesa, puderam conhecer, através de vídeos, imagens e explicações da “teacher” Fabiane, o universo encantado da Walt Disney World, o maior e mais visitado parque de diversões do mundo! Os alunos gostaram muito da “viagem”!!
Em seguida, aprenderam também sobre um doce tipicamente americano, o MARSHMALLOW, que, em sua forma moderna, consiste de açúcar ou xarope de milho, clara de ovo batido, gelatina previamente amolecida em água, goma arábica e flavorizantes, batidos até tomarem uma consistência esponjosa. A receita tradicional usava um extrato da raiz mucilaginosa da planta de marshmallow, uma erva arbustífera (Althaea officinalis).
Os marshmallows são populares tanto entre crianças quanto adultos, e são comidos com ou sem acompanhamentos. Nos Estados Unidos e em outros lugares, os marshmallows também acompanham chocolate quente ou café moca (mochachino). Podem também ser tostados, preparados sobre uma fogueira ou outra fonte de chama.








sexta-feira, 17 de julho de 2015

Alunos do 3º ano da Professora Evandra!

Dentro do Projeto Economize Água Economizando Luz, foi estudado a evolução da energia. E antes mesmo de existir triturador ou liquidificador, nossos pais, avó e bisavós usavam o pilão (novidade essa para os alunos do 3º ano). Sendo assim, foi feito uma demonstração de como seria fazer erva mate com o pilão, e depois fizeram o chimarrão, resgatando a cultura gaúcha, com direito a música na gaita e tudo.






III Seminário Regional da Água

Participação das Professoras Evandra Regina Macagnan e Adriana Tonial Piaia no III Seminário Regional da Água.

Inovação para a Sustentabilidade

Foto com o palestrante Jorge Miguel Samek (Cultivando água boa).em breve

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Musicalização: cantando "Pomar"

Nas aulas de musicalização com as crianças de 1º a 3º ano a Professora Fátima desenvolveu diversas atividades através da música Pomar, do grupo Palavra Cantada, e para finalizar cada turma confeccionou uma fruta de balão (laranja, maçã e banana).
















sexta-feira, 10 de julho de 2015

III Seminário da Água!

C.E.M. Frei Silvano participa do III Seminário da Água apresentando os projetos:
- Economize água economizando luz, orientado pela Professora Evandra
- Nascentes, um bem precioso, orientado pela Professora Adriana.



Festa Junina dos alunos

No dia 26 de junho aconteceu nas dependências da escola a festa junina dos alunos, onde cada turma apresentou novamente o número ensaiado e apresentado na XXIII Festa Junina da escola.
Nesse dia as crianças tiveram lanche diferenciado e puderam assistir as apresentações de todos os colegas.

Confira algumas fotos e vídeos!!!