quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Professor...Professora...PARABÉNS pelo seu dia!!!


Por que sou professor ______________________________________________________
Sila Corrêa Leite
______________________________________________________
-Sou PROFESSOR porque... amo a vida, amo as pessoas, amo servir e trocar confeitos de sonhos e esperanças.
-Sou PROFESSOR porque... creio na fé, no conheciento e no saber que provoca mudanças essenciais para todos.
-Sou PROFESSOR porque... o amor também move moinhos, além de remover montanhas, e é pra frente que se anda, é para cima e para dentro que se evolui espiritualmente.
-Sou PROFESSOR porque... pássaro que sabe que pode voar mais longe, tem que partir primeiro...
-Sou PROFESSOR porque... acredito na distribuição do pão e da água, além da vontade de viver intensamente, tecendo soma de vivências e iluminuras.
-Sou PROFESSOR porque confio na beleza da produção de conhecimento e da pesquisa em parceria dinâmica salutar.
-Sou PROFESSOR porque... a alma da ciência é a perseverança e o dinamismo da dedicação, uma missão como soma pelo viés plural-comunitário.
-Sou PROFESSOR porque... a palavra é luz, o livro é estandarte e a troca de bagagens (Ave Paulo Freire), um elo de exortação à vida infinita que é uma eterna busca.
-Sou PROFESSOR porque... a união vale o esforço, faz a força do grupo docente e discente irmanados; a união de propósitos em comum faz o acervo ético, e a amizade é uma escada para o alto, para a essência vital do divino amor cósmico.
-Sou PROFESSOR porque... sempre me encontro comigo mesmo, a cada aula, a cada situação-problema, e quando estou em sala de aula eu me sinto dentro do meu próprio coração.
-Sou PROFESSOR porque... lecionar é uma lavra de humanismo de resultados, arados e estrelas no mesmo canteiro sideral da espécie que é energia, calor e luz.
-Sou PROFESSOR porque... dar aulas é oferecer a mão estendida, o ombro amigo, o afeto que se encerra num abraço terno à procura de uma boa mensagem sementeira para o futuro.
-Sou PROFESSOR porque... a pedra bruta para se tornar diamante de valor precisa da estima, da lucidez e do fogo da forja que é primordial no caminho do estágio evolutivo sequencial.
-Sou PROFESSOR porque... a docência é missão, é´dádiva, é semeadura de tantas estradas que vão dar muito além desse planeta geóide.
-Sou PROFESSOR porque... de uma maravilhosa mestra me fiz poeta precoce, de uma educadora meiga me fiz Crusoé, de uma pedagoga diferenciada me fiz baladeiro a oxigenar seixos íntimos, sonhando - nos estudos, nos livros, nas aulas - um lugar ao sol e o pote de ouro  atrás do arco-íris.
-Sou PROFESSOR porque... me respeito e gosto de fazer o que faço, amando para ser amado, me modificando (e moldando-me sempre para melhor) a cada dia, descobrindo sempre novos horizontes pelo olhar do aluno-filho, cada um deles com perspectiva especial de uma alma cidadã.
-Sou PROFESSOR porque... faço parte da orquestra dos sensíveis, e me dou, livro aberto, para a biblioteca universal dos dias que são páginas de rosotos de seres puros, buscando apreendências e letramentos...
-Sou PROFESSOR porque... ensinar é levar o aluno enquanto ser e enquanto humanus, para uma viagem ao reino encantado da palavra, do saber e até do conhecimento científico.
-Sou PROFESSOR porque... como diz o poeta, o aluno é como a madeira, se for devidamente "tocado" - INSPIRADO! - pode tornar-se flauta.
-Sou PROFESSOR porque... minha maior rebeldia é querer mudar o mundo pra melhor, plantando ideais nos corações e mentes de meus canteiros cíclicos que, certamente levarão minha mensagem de amor e fé para o futuro da espécie, uma vida melhor, mais justa.
-E por fim, sou Professor porque assim sou feliz, pareço feliz, semeio sentidos de grandes buscas, com parcerias e vivências de inclusões, e sei que, com certeza, há muito mais luz no processo do ensino-aprendizagem do que no átomo. E sei também que o aluno é uma árvore que tem que ser bem cuidada, bem regada, bem preparada, solidificada com carinho, bem adubada até, para, serenamente, crescer e dar flores e frutos. E assim sei da responsabilidade que, com meu trabalho, tenho para com a sociedade, com a vida, com o mundo, por isso mesmo espero ser um dia um belo fruto na seara desses alunos que amo tanto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário