Com o objetivo
de auxiliar o ensino e facilitar o aprendizado de matemática dos alunos das
séries iniciais, foi desenvolvido o projeto: “APRENDER E ENSINAR E APRENDER A
ENSINAR MATEMÁTICA”, desenvolvido pelo professor Eduardo Daniel Carmazio como
sua Dissertação de mestrado e aplicado de forma voluntária junto às escolas de
Água Doce e Joaçaba.
Trata-se de um
trabalho que busca explorar as maneiras como as crianças aprendem matemática e
assim, ser possível construir esse conceito em suas mentes. Objetivando
desenvolver o Conhecimento Profundo da Matemática Fundamental, as professoras
participantes foram convidadas a praticar junto aos alunos técnicas que visam
preparar as crianças para sua caminhada no decorrer da vida escolar, além de
desenvolver competências para solucionar problemas fictícios e do cotidiano e
se posicionar criticamente diante das situações propostas.
O curso teve
duração de 42 horas, e ocorreu entre fevereiro e Março de 2016. Contou com a
participação das professoras do CEM Frei Silvano e das escolas do interior. – Multisseriadas.
De acordo com
uma professora que participou do curso “O curso foi muito bom. Nos trouxe novos
conhecimentos e modificou nossa maneira de pensar e ensinar Matemática.
Um dos pontos
que destaco foi a importância de utilizarmos os termos corretos durante as
explicações nas aulas de Matemática, pois fazer uso de termos mais simplificados no
intuito de facilitar a aprendizagem apenas acarreta prejuízos no futuro
acadêmico de nossos alunos.
O trabalho que
realizamos é a base na vida escolar deles, então é nosso dever ensinar da
maneira correta, fazendo uso dos termos corretos.”
Durante o
curso foi discutido sobre a importância da utilização métodos, linguagens,
estratégias e recursos adequados ao nível dos alunos e maneiras de integrar os
conhecimentos dos anos anteriores aos seguintes em todos os níveis do ensino
fundamental. Espera-se, com esse trabalho, obter uma sensível evolução no nível
de compreensão dos alunos no tocante às operações matemáticas, em especial
relativas a adição e subtração.
“Precisamos
fortalecer os alicerces do conhecimento matemático de nossas crianças, para que
desenvolvam competências para ser profissionais eficientes e cidadãos críticos.
Essa é a base para que a sociedade possa ter condições de desenvolver suas
próprias tecnologias”, relata o professor Eduardo.
O projeto foi
classificado para participar do Simpósio Sul Brasileiro de Formação do
Professor de Matemática, em Rio Grande-RS e estará em evidência nos dias 01,02
e 03 de Abril deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário