sexta-feira, 8 de maio de 2009

A sociedade das formigas

Realizou-se no período de 02/03 a 20/03 com as turmas de 4ª série da Professora Adriana um trabalho sobre as formigas: sociedade, trabalho, organização, harmonia; sob a orientação pedagógica de Ivone Gemelli.
Desenvolveu-se o trabalho com o objetivo de pesquisar a vida e organização das formigas, trazendo e comparando com nós seres humanos o que podemos aprender com elas. As formigas tem organização, ajudam-se, vivem sem desordem em suas sociedades, todos desempenham com responsabilidade e dedicação sem conflitos.
Entretanto, cabe a nós humanos que nos dizemos seres inteligentes e que raciocinamos aprender com estes minúsculos seres, como viver em uma sociedade, desempenhando cada qual seu papel de cidadão. Se cada um de nós desenvolver a sua função com dignidade e compromisso, nossa sociedade será mais justa, organizada e sem conflitos.
Os alunos foram instigados a pesquisar em livros, revistas científicas e sites, saber curiosidades e aprender como este ser vive entre milhões em plena harmonia e ordem. Desenvolveram também atividades de leitura, interpretação de textos, história em quadrinhos, poesias e histórias de literatura infantil. Criaram textos informativos, histórias em quadrinhos, acrósticos, desenhos e também tiveram a oportunidade de ouvir e dramatizar a história: “A formiguinha e a neve”. Também foi construído um formigueiro, onde eles foram responsáveis em cuidar, alimentar e observar o trabalhar das formigas.
Com as formigas tiveram a oportunidade de comparar e aprender com elas como viver em sociedade organizada, valorizando mais o trabalho deste inseto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário