segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AÇÃO 3. Avaliação da Experiência AVANÇOS, DESAFIOS E ALTERNATIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
 Turma: PLAC 3
Professora: Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutora: Edionete Inês Stedile
 Alunas: Gissele Brezolin Ghidorsi
                Keila Lúcia Arruda
                Adriana Tonial Piaia
                Janice dos Santos Gonçalves
 Escola: C.E.M. Frei Silvano
Cidade: Água Doce
                                  
AÇÃO 3. Avaliação da Experiência
AVANÇOS, DESAFIOS E ALTERNATIVAS


O presente texto tem por objetivo  avaliar o desenvolvimento do  projeto “EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO”   associado ao uso das TDIC - Tecnologias Digitais de informação e Comunicação,  como quisito básico para conclusão da Atividade 1. Ação 3. PLAC 3, do curso de Especialização em  Educação na Cultura Digital da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
O projeto foi desenvolvido  na escola Centro Educacional Municipal Frei Silvano,  durante o período da 2ª quinzena de agosto ao  final do mês de setembro e envolveu toda a classe escolar, totalizando 16 turmas de 1º ao 5 º ano.
 Esta proposta  desenvolveu diversas habilidades que contribuíram para o enriquecimento da prática pedagógica. O trabalho em equipe foi fundamental no desenvolvimento das atividades. Cada profissional de sua maneira e com sua criatividade foi contribuindo para que o todo se concretizasse. A ação participativa favoreceu o desenvolvimento de atividades que com certeza individualmente não seriam possíveis.
A parceria firmada entre Comissão Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Rádio verdes Campos  foi o diferencial deste projeto.
Cabe ressaltar que num primeiro momento nos sentimos um tanto inseguros com os desafios lançados, mas no decorrer dos dias percebemos que através do apoio de colegas que tinham maior experiência nas áreas de tecnologia o trabalho foi se realizando de forma gratificante. Cada um tecendo sua parcela na teia do desenvolvimento foi possível ampliar o projeto além do planejado. Publicações no blog da escola, divulgação na rádio local com participação efetiva dos alunos, gravações de vídeos com os trabalhos desenvolvidos, palestra realizada pelo sargento Luciano  tendo como recurso  vídeos educativos, concurso de desenho e frases alusivas ao tema  para confecção de camisetas que foram distribuídas para todos os alunos, cartilhas que foram entregues para a população local durante o pedágio realizado e idealização do calendário 2016 com desenhos referentes ao trânsito e feitos pelos próprios alunos  tiveram destaque especial. Para encerrar o projeto tivemos um concurso de paródias onde cada turma apresentou a sua construção coletiva. Todas as paródias elaboradas estarão disponíveis em um livreto que será lançado em breve.  A integração entre professor, aluno, TDICs e os diversos segmentos da sociedade foram de suma importância neste processo de aprendizagem.
Muitas das atividades realizadas neste projeto e outras atividades desenvolvidas pelos professores com o auxílio  das tecnologias  podem ser encontradas no blog da escola: freisilvano.blogspot.com.br.
O uso das tecnologias permite um avanço significativo na maneira de trabalhar, pois além da divulgação podemos perceber a facilidade  oferecida por estes recursos no momento de planejar a prática, sem contar que as aulas se tornam bem mais atrativas. Desafios são muitos, pois ainda precisamos nos aperfeiçoar intensamente com relação ao uso das tecnologias, mas acreditamos que a troca de experiência e o trabalho coletivo é fator essencial para que se possa acompanhar o crescente processo evolutivo da atualidade com relação ao uso das TDIC.






















Seguem os links dos vídeos das paródias:





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